Programas

Uso Inteligente da Energia

Tipo de Programa: Programa 2


consumo de energia residenciaAproveite tudo de bom que a energia elétrica oferece

O Departamento Municipal de Energia de Ijuí – Demei é uma concessionária do serviço público para a distribuição de energia elétrica na área urbana do Município de Ijuí atendendo mais de 32 mil unidades consumidoras em uma área de concessão de 45 km².

Pensando no melhor para você, o Demei criou o projeto “Uso Inteligente da Energia”. Com ele você aproveita tudo de bom que a energia elétrica oferece, evitando desperdícios, focando na utilização racional e uso consciente.

Com pequenas mudanças nas atitudes e rotina, você e sua família poderão economizar aproveitando ao máximo os confortos que a energia elétrica oferece.

 

DICAS DE ECONOMIA DEMEI

 

LUZ SOLAR:

A luz solar é uma grande aliada na batalha para economizarmos energia. Por isso, aproveite ao máximo a luz natural do dia para iluminar a sua casa. Mesas de trabalho e de leitura devem ser colocadas próximas às janelas. Explore as cores claras para pintar as paredes de sua casa, principalmente, o teto que reflete a luz e ilumina os ambientes.

 

LÂMPADAS E ILUMINAÇÃO:

As lâmpadas podem ser responsáveis por até 20% do consumo total de sua unidade.

- Economize mantendo apagadas as luzes nos ambientes desocupados, exceto aqueles que contribuem para sua segurança.

- Utilize somente lâmpadas com tensão (volts) compatível com a rede da sua casa.

- Mantenha limpas as luminárias, lustres e arandelas.

- Prefira a pintura de teto e paredes internas com cores claras.

- Nos banheiros, cozinha, lavanderia e garagem, instale, se possível, lâmpadas led.

- Durante o dia aproveite ao máximo a luz solar.

 

FERRO ELÉTRICO:

O ferro de passar roupa é um eletrodoméstico que consome muita energia, cerca de 7% do consumo de uma residência. Um detalhe é que ele demora bastante para esquentar, Por isso, a dica é reunir o maior número de roupas possível, e, passar tudo de uma vez só.

- Passe primeiro as roupas que necessitam de temperaturas mais baixas.

- Não se esqueça de desligar após o uso, assim você economiza energia e evita acidentes.

- Na compra de um equipamento novo, procure pelos modelos a vapor, que são mais econômicos.

 

GELADEIRA:

A geladeira consome em torno de 30% de energia, para minimizarmos os poderes deste eletrodoméstico, precisamos dar uma mãozinha:

- Evite deixar a porta aberta por muito tempo.

- Não guarde alimentos quentes, nem líquidos em recipientes sem tampa.

- Não forre as prateleiras e confira sempre a qualidade da borracha de vedação

- Instale a geladeira em local ventilado, longe de raios solares, afastada de estufas e fogão.

- Ajuste a temperatura de acordo com as orientações do manual do fabricante.

 

CHUVEIRO:

Responsável por até 25% do consumo de energia de uma residência, por isso, deve-se evitar banhos prolongados, e ainda:

- Nos dias quentes mantenha a chave na temperatura “verão”. A posição “inverno” pode consumir até 40% mais energia.

- O chuveiro nunca deve ser concertado, além de um provável aumento no consumo, pode ser um perigo para a sua segurança.

- Não mude a chave seletora de temperatura (verão/inverno) enquanto o chuveiro estiver ligado.

-  Na instalação, utilize condutores compatíveis com a potência do chuveiro e não esqueça de instalar o fio terra.

- Limpe periodicamente os orifício de saída da água.

 

MÁQUINA DE LAVAR :

As máquinas de lavar roupas consomem até 5% do total de consumo de energia de uma residência, para economizar, procure seguir as instruções de uso do fabricante acumulando o máximo volume de roupas para serem lavadas de uma só vez, e ainda:

- Utilize a dosagem correta de sabão especificada pelo fabricante, deste modo você não terá que repetir a operação de enxágue.

- Se ao tocar em partes metálicas você levar choque, procure um eletricista de sua confiança para verificar possíveis defeitos na instalação.

 

TELEVISOR:

Aparelhos de televisão podem consumir até 15% de energia em sua residência, para economizar evite deixar ligado quando não estiver assistindo.

USO DE EXTENSÕES E “T”:

Eles são práticos e perigosos. Os chamados “T” e as famosas extensões devem ser evitados. O acúmulo de plugues em uma mesma tomada pode causar sobrecargas elétricas, e superaquecer os componentes dos aparelhos, ocasionando curtos-circuitos e até incêndios. Além disso, o uso de benjamins eleva o consumo de energia. 

IMPORTANTE:

Ao comprar um eletrodoméstico, verifique se ele possui os selos Procel e classe A de consumo. Eles indicam os aparelhos com maior economia de energia elétrica.

 

APARELHOS EM MODO DE ESPERA (STAND-BY):

O famoso Stand-by dos aparelhos eletrônicos é uma armadilha para os consumidores. Nesse modo, mesmo o aparelho estando “desligado” ele consome energia. Fique atento, ao deixar de usar o aparelho por um longo período, tire-o da tomada.

 

HORÁRIOS DE PICO:

Organize-se para não usar aparelhos elétricos como chuveiro, durante o horário de pico, ou seja, o horário de maior consumo de energia (18h às 21h).

 

DICAS DE SEGURANÇA

O Demei quer levar energia e segurança até você, acidentes podem acontecer com qualquer um, e, o choque elétrico pode causar muitos danos e até mesmo ser fatal. Preste atenção nas dicas e use a energia com segurança para que ela possa proporcionar só alegrias a você e sua família.

 

NA REDE ELÉTRICA:

Ao encontrar um fio elétrico solto na rua, não se aproxime nem deixe outras pessoas ou animais se aproximarem, pois pode estar ligado. Ligue para o DEMEI 24h 0800 51 9200.

SEGURANÇA EM CASA:

Desligue sempre a chave geral ou disjuntor antes de fazer manutenção ou reparos nas instalações elétricas. Lembramos que somente pessoas com conhecimento técnico devem executar trabalhos em instalações elétricas.

Antenas devem ser instaladas longe dos fios da rede elétrica.

Nunca toque em instalações elétricas ou aparelhos quando estiver com mãos, pés ou roupas molhadas. E não esqueça, mesmo desligados, os aparelhos elétricos podem provocar choques.

 

NÃO ESQUEÇA, USO INTELIGENTE É APROVEITAR SEM DESPERDIÇAR.

Acessibilidade


Para navegação via teclado,
utilize a combinação
ALT + TECLA DE ATALHO